terça-feira, 31 de maio de 2011

Profeta Gentileza

A professora Vanessa realizou pesquisa no LIE-Laboratório de Informática Educatica sobre o profeta Gentileza.
O trabalho postado foi realizado pelos alunos:Ederson da S .de Carvalho e Felipe de Souza
Todos os alunos realizaram trabalhos em dupla a respeito do Profeta.

PROFETA GENTILEZA
José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza, nasceu na cidade de Cafelândia, São Paulo, em 11 de abril de 1917.
Na infância tinha premoniçãoes a respeito da sua missao na terra.
Nasceu em Cafelândia, São Paulo, no dia 11 de abril de 1917. Com mais onze irmãos, teve uma infância de muito trabalho, na qual lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades.
Casou-se e foi pai de 5 filhos.
Ele era um empresário de transportes, quando no início da década de 60, um circo pegou fogo em Niterói matando 500 pessoas 2 dias antes do Natal. O profeta gentileza naquele dia disse ter ouvido “vozes” mandando largar o capitalismo e todo apego material.
No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, quando tinha 44 anos, houve um grande incêndio no circo”Gran Circus Norte-Americano“, o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças.
Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido "vozes astrais", segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual.Em 28 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu na cidade de seus familiares, onde se encontra enterrado, no "Cemitério da paz".
Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar "José Agradecido", ou simplesmente "Profeta Gentileza".
José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza (Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917 — Mirandópolis, São Paulo, 28 de maio de 1996) foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que tornou-se conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.
Ele pregava com suas palavras gentins como a frase “GENTILEZA GERA GENTILEZA.”
A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização.
Em 28 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu na cidade de seus familiares, onde se encontra enterrado, no "Cemitério da paz".
O profeta Gentileza hoje é nome da Praça da Rodoviária, bem ao lado de sua arte restaurada.
Outras homenagens ao profeta:
- Sua vida vira filme,livro e tese em faculdades.
- Uma ONG é criada no Rio – Rio de Gentileza.
- A Escola de Samba Grande Rio faz de Gentileza seus Enredo através das mãos de Joãozinho Trinta.
- Mas talvez a homenagem mais famosa seja a música Gentileza de Marisa Monte.



BIBLIOGRAFIA:
http://www.flickr.com/photos/claudiolara/721588238/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Profeta_Gentileza

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Três ações Possíveis Para Melhorar o Mundo"

Dentro da proposta do Projeto "Gentileza Gera Gentileza" os alunos do 6ª série concretizaram mais uma ação: "Fazer o Bem Brincando" . Na tarde de quarta-feira, dia 4 de maio os alunos realizaram diversas brincadeiras com os alunos do 1º ano. Foi muito divertido!!!!!
Além das brincadeiras dois grupos apresentaram "Rap da Gentileza" para animar e sensibilizar os alunos a importância dos atos de gentileza no convívio escolar.